Pós-Graduação EAD em Musicoterapia - 720 Horas
*Após efetuar o pagamento, você tem até 180 dias (curso intensivo) ou 365 dias para concluir o curso de Musicoterapia

Objetivo do curso de Musicoterapia
O curso de Pós-Graduação em Musicoterapia oferece uma formação aprofundada para a aplicação da música como recurso terapêutico em diversos contextos clínicos e educacionais. Ao longo da formação, o aluno desenvolverá competências para compreender os fundamentos da saúde mental, psicopatologias e técnicas específicas da musicoterapia, integrando teoria e prática de forma inovadora. Esta pós-graduação promove a capacidade de utilizar a musicoterapia como instrumento transformador, ampliando a atuação profissional com base em conhecimentos atualizados e metodologias reconhecidas.
Conteúdo do pós-graduação ead em Musicoterapia
O curso de pós-graduação em Musicoterapia é projetado para profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos na aplicação terapêutica da música. Esta modalidade de pós-graduação oferece uma abordagem que integra teoria e prática, capacitando os alunos a utilizar a música como ferramenta terapêutica em diversos contextos. O curso conta com professores de diversas formações, incluindo na área de Psicologia, Artes, Música, entre outros. A profissão de Musicoterapeuta foi regulamentada pela Lei nº 14.842/2024. Sendo assim, somente poderão atuar como Musicoterapeutas: - Graduados em Musicoterapia; - Ou quem concluir a Pós em Musicoterapia até 11/04/2026. Após esse prazo, o curso terá caráter apenas de especialização, sem direito ao exercício profissional. Profissionais de outras áreas podem cursar a Pós para ampliar conhecimentos, mas somente quem tem graduação em Musicoterapia será reconhecido como Musicoterapeuta.
Conheça o conteúdo do curso Musicoterapia
Grade do curso
MÓDULO 1: FUNDAMENTOS BÁSICOS EM SAÚDE MENTAL
- História da psiquiatria e saúde mental- Fatores determinantes na alteração das condições de saúde mental
- As políticas públicas em saúde mental no Brasil: desenvolvimento e novas perspectivas
- A utilização da arte com fins terapêuticos: história e possibilidades
MÓDULO 2: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: Vertentes epistemológicas- Processos Psicossociais Básicos: relações indivíduo/sociedade
- Psicanálise e sua Epistemologia
- Abordagens psicopedagógicas: a Psicanálise, Teoria Comportamental e Neuropsicologia
MÓDULO 3: PSICOPATOLOGIAS
- Estruturas Clínicas e Psicopatologias- Neuroses
- Psicoses e Perversões
- Sintomas contemporâneos
MÓDULO 4: ASPECTOS DA MUSICOTERAPIA
- Musicoterapia Improvisacional- Treinamento da Percepção Auditiva e Controle da Atenção Musical
- Estimulação Rítmica Auditiva e Terapia de Entonação Vocal
- Execução Musical Instrumental Terapêutica
MÓDULO 5: MUSICOTERAPIA, INCLUSÃO E O TEA
- Exemplos de brincadeiras musicais- Exercícios com canções para organização da fala
- A musicoterapia e o autismo
- O musicoterapeuta e o fonoaudiólogo no tratamento do TEA
MÓDULO 6: SONS MEDITATIVOS COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA
- Som, silêncio, música e cérebro- O que é meditação?
- A prática da meditação sonora: princípios elementares
- Praticando a terapêutica sonora por meio do som da harpa céltica
MÓDULO 7: MÚSICA NA PRÁTICA EM MUSICOTERAPIA
- A música e suas propriedades- Notas musicais e Teoria Musical
- Percepção e ritmo: valores das notas e solfejo
- Escalas musicais e formação de acordes
MÓDULO 8: CONCEITOS TEÓRICOS DA MUSICOTERAPIA
- Escuta Sensível e da Escuta Musicoterápica- Teorias e conceitos de Schapira, Barcellos e Bruscia
- Etapas do processo musicoterapêutico
- Estrutura das sessões em musicoterapia
MÓDULO 9: PRINCIPAIS TÉCNICAS EM MUSICOTERAPIA: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS
- Paradigmas Psicodinâmicos em Musicoterapia- Modelos em musicoterapia: BMGIM, Benenzon, Comportamental, Analítica e Criativa
- Abordagens Plurimodal (APM) e Perspectivas da Musicoterapia
- Experiências Musicais e Técnicas em Musicoterapia
MÓDULO 10: AVALIAÇÃO EM MUSICOTERAPIA E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS
- Metodologias de avaliação em musicoterapia- Escalas traduzidas e validadas no Brasil: Escala Nordoff Robbins de Comunicabilidade Musical
- Escala de Musicabilidade e Escala de Relação Criança-Terapeuta na Experiência Musical Coativa
- Aplicabilidade da Musicoterapia e atuação clínica
MÓDULO 11: MUSICOTERAPIA EM GRUPO E DIFERENTES VIVÊNCIAS
- Técnicas musicoterapêuticas em grupo- Transformações da escuta musicoterapêutica na fala e na escrita
- O canto no Processo terapêutico
- Processamento neurológico da experiência musical
MÓDULO 12: ÁREAS DE APLICAÇÃO DA MUSICOTERAPIA
- Musicoterapia em Pessoas com Deficiência- Musicoterapia em Reabilitação
- Musicoterapia em Saúde Materno-Infantil
- Musicoterapia em Geriatria e Gerontologia
Como funciona o curso de Musicoterapia

Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.
Público-alvo do pós-graduação ead em Musicoterapia
Profissionais de áreas como Psicologia, Música, Educação, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e áreas afins que tenham interesse em integrar a musicoterapia em suas práticas profissionais. A profissão de Musicoterapeuta foi regulamentada pela Lei nº 14.842/2024. Sendo assim, somente poderão atuar como Musicoterapeutas: - Graduados em Musicoterapia; - Ou quem concluir a Pós em Musicoterapia até 11/04/2026. Após esse prazo, o curso terá caráter apenas de especialização, sem direito ao exercício profissional. Profissionais de outras áreas podem cursar a Pós para ampliar conhecimentos, mas somente quem tem graduação em Musicoterapia será reconhecido como Musicoterapeuta.











