Cursos Online para Professores

Junte-se a Milhares de Profissionais da Educação no Estude Sem Fronteiras! Disponibilizamos diversos cursos para professor Online, confira: curso educação especial, educação especial e inclusiva e muito mais!

 
 

Cursos de Psicologia e Educação

Cursos de Psicologia

Psicologia e Educação


Veja Todos os Cursos

Psicologia e educação

Psicologia e educação nem sempre estiveram interligadas. A utilização de preceitos psicológicos para educar pode até ser considerada recente se considerarmos a quanto tempo estamos no mundo e a quanto tempo nos preocupamos com a ciência do aprendizado.

Em tempos mais remotos e até o final do século XIX a psicologia ainda não era aplicada ao processo educacional e o que se tinha era a filosofia. Apenas nas duas primeiras décadas do século XX é que aconteceram os primeiros estudos mais voltados para a área e apenas nos últimos 50 anos é que houve evolução significativa na área.

Com muito a ser explorado, o campo da psicologia educacional atrai hoje uma variedade de profissionais.

 

O processo educacional

Com a evolução da psicologia da educação, novas formas de se ensinar foram surgindo ao mesmo tempo em que antigos paradigmas foram caindo. A não muito tempo atrás as escolas utilizavam castigos físicos como palmatórias e outros tipos de violência além de castigos que se baseavam na humilhação do estudante.

Como se pode ver, graças aos psicólogos e seus estudos, hoje temos uma escola muito mais humana e bem preparada para os desafios de ensinar em uma sociedade globalizada, repleta de informações e saturada de atividades. A psicologia da educação ainda tem muito a fazer.

Em tempos remotos pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, não tinham acesso à escola. Elas eram consideradas “incapazes” de apreender porque não podiam ouvir. Hoje temos a linguagem de sinais amplamente desenvolvida.

Também já se descobriu que existem diferentes tipos de inteligências e que pessoas diferentes aprendem de formas diferentes, acabando com o conceito errôneo de que haviam pessoas “burras” e pessoas “inteligentes”.

 

Psicologia educacional e psicologia escolar

Embora essas duas áreas sejam comumente confundidas e, apesar de haver muito de semelhante entre elas, a psicologia educacional e a psicologia escolar são ciências distintas.

A primeira se preocupa em entender os processos da mente humana envolvidos com a aquisição de conhecimento e, entendendo esses processos, encontrar melhores formas de se transferir conhecimento.

A segunda se preocupa com o ambiente escolar especificamente e se preocupa em desenvolver técnicas e processos que possam ser executados imediatamente nesse ambiente.

De forma simples pode-se dizer que a primeira é um pouco mais teórica e que a segunda é um pouco mais prática embora ambas se preocupem com os dois lados.

 

Os objetivos da psicologia da educação

O profissional da área da psicologia da educação preocupa-se em compreender o processo de ensino-aprendizagem e, assim, desenvolver formas de tornar esse processo mais fácil para qualquer ser humano.

Esse profissional pode ser oriundo de áreas como psicologia, pedagogia, letras e outras voltadas para o ensino e deve buscar especializações na área de psicologia da educação para atuar no mercado de trabalho.

Existem cursos presenciais como o de psicoterapia assim como há os cursos à distância como o curso de psicologia à distância. O curso online de psicologia tem sido, inclusive, bastante procurado por profissionais em busca de desvendar os segredos do aprendizado humano.

Se este é também o seu caso, procure por cursos onde haja certificação aceita pelo MEC pois isso pode ser fundamental para conseguir melhores postos de trabalho.


O que nossos alunos têm a dizer

  • Eva - Atendente Virtual
  • Olá, sou a Eva, Atendente Virtual da Faculdade Metropolitana. Para continuarmos com o atendimento preciso que me informe se já é aluno ou se deseja ser um aluno da Faculdade?

Cadastre seu e-mail


e receba novidades e promoções do
ESTUDE SEM FRONTEIRAS!