Pós-Graduação EAD em Arteterapia - 750 Horas
*Após efetuar o pagamento, você tem até 180 dias (curso intensivo) ou 365 dias para concluir o curso de Arteterapia

Conteúdo do pós-graduação ead em Arteterapia
A pós-graduação em Arteterapia tem como objetivo capacitar profissionais para a utilização da arteterapia como abordagem terapêutica e educacional, promovendo o desenvolvimento humano por meio de práticas expressivas e criativas. Deste modo, o curso combina conhecimentos teóricos e metodológicos sobre os fundamentos da arteterapia, aplicando-os em contextos clínicos, educacionais, organizacionais e sociais.
Conheça o conteúdo do curso Arteterapia
Grade do curso
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA E SUAS VERTENTES
- História da psiquiatria e saúde mental- Psicologia como ciência e as escolas psicológicas: vertentes epistemológicas
- Escola Psicológica: Teoria Cognitivista
- Escola Psicológica: Teoria Gestaltista
MÓDULO 2: CONCEITOS BÁSICOS DA PSICANÁLISE
- Introdução e História da Psicanálise- Modelo psicodinâmico do funcionamento psíquico
- Psicanálise e sua Epistemologia
- Fundamentos da prática e técnica psicanalítica
MÓDULO 3: A PSICANÁLISE EM FREUD E LACAN
- Psicanálise em Freud I- Psicanálise em Freud II
- Psicanálise em Lacan I
- Psicanálise em Lacan II
MÓDULO 4: A PSICOLOGIA ANALÍTICA DE JUNG E AUTORES CONTEMPORÂNEOS
- Psicologia Analítica em Jung I- Psicologia Analítica em Jung II
- Psicanálise em Reich I / Autores Contemporâneos da Psicanálise I
- Psicanálise em Reich II / Autores Contemporâneos da Psicanálise II
MÓDULO 5: PSICOPATOLOGIAS
- Estruturas Clínicas e Psicopatologias- Neuroses
- Psicoses e Perversões
- Sintomas contemporâneos
MÓDULO 6: O EXAME PSÍQUICO
- O roteiro do Exame Psíquico- Funções psíquicas I: da consciência ao pensamento e discurso
- Funções psíquicas II: do juízo de realidade à vontade
- Transtornos Neuropsiquiátricos
MÓDULO 7: TÉCNICA PSICANALÍTICA I
- Entrevistas Preliminares- Contrato Psicanalítico
- Da transferência e Contratransferência I
- Da transferência e Contratransferência II
MÓDULO 8: TÉCNICA PSICANALÍTICA II
- Diagnóstico, materiais e instrumentos em Psicanálise- Diagnóstico, materiais e instrumentos em Psicanálise II
- Construção e interpretação do caso clínico
- A direção do tratamento
MÓDULO 9: AS CLÍNICAS PSICANALÍTICAS E SUAS INTERVENÇÕES
- Técnicas de Intervenção em Psicanálise: Enquadre, interpretação e manejo- Técnicas de Intervenção em Psicanálise: Enquadre, interpretação e manejo II
- A Clínica Freudiana
- A Clínica Lacaniana
MÓDULO 10: ESTÉTICA E EXPRESSÃO
- Conceitos de estética- A percepção da realidade como algo belo, feio, grotesco
- A noção de belo para Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino
- Conceito de estética dentro da arte
MÓDULO 11: FUNDAMENTOS DA ARTETERAPIA
- Definição de arteterapia e dimensões antropológicas da atividade estética- A utilização da arte com fins terapêuticos: história e possibilidades
- História e regulamentação da arteterapia
- Princípios da relação terapêutica na arteterapia
MÓDULO 12: TEORIAS E TÉCNICAS DA ARTETERAPIA
- Leitura e Produção de Sentidos em Artes Visuais aplicados à Arteterapia- Fundamentos e Dimensão Psicológica da Arte
- Espaço arteterapêutico: setting, o tempo, criatividade e acompanhamento
- Representação e patologia: problemas de origem orgânica, corporais e da construção lógica
MÓDULO 13: ARTETERAPIA NA PSICOLOGIA JUNGUIANA
- Psicologia Analítica em Jung I- Psicologia Analítica em Jung II
- Técnicas Expressivas na arteterapia de Jung
- Estudo da linguagem simbólica em Jung
MÓDULO 14: SONS MEDITATIVOS COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA
- Som, silêncio, música e cérebro- O que é meditação?
- A prática da meditação sonora: princípios elementares
- Praticando a terapêutica sonora por meio do som da harpa céltica
MÓDULO 15: AVALIAÇÃO OCUPACIONAL E ARTETERAPIA PARA IDOSOS
- Avaliações para idosos- Estimulação cognitiva e oficina de jogos para idosos
- Tipos de atividades diárias, cotidianas e artesanais para idosos
- Arteterapia para idosos
MÓDULO 16: CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO EM ARTETERAPIA I
- Potencialidades dos Recursos Expressivos: O desenho e a pintura- Potencialidades dos Recursos Expressivos: Materiais plásticos
- Potencialidades dos Recursos Expressivos: A música, a voz e a psique
- Potencialidades dos Recursos Expressivos: Os contos, a linguagem poética e a escrita terapêutica
MÓDULO 17: CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO EM ARTETERAPIA II
- Potencialidades dos Recursos Expressivos: A dança, o movimento, imagem do corpo e expressão- Potencialidades dos Recursos Expressivos: Jogos dramáticos e teatro
- O Atelier ArtePsicoterapêutico
- Artepsicoterapia e dinâmica de grupos
Como funciona o curso de Arteterapia

Cada unidade de aprendizagem é composta por uma apresentação; um capítulo de livro; uma dica do professor, que poderá ser uma videoaula; 1 quiz com 5 questões de múltipla escolha com o objetivo de promover melhor fixação de cada conteúdo, links e materiais complementares. Observa-se que o quiz não possuem caráter avaliativo, ou seja, não comporão sua nota para a certificação. Como avaliação, cada módulo contará com uma prova de 5 questões de múltipla escolha que valerá 10 pontos, sendo necessário atingir a nota mínima 6 para aprovação. Caso o aluno não obtenha essa nota na primeira tentativa, uma nova chance é disponibilizada. Por fim, se ainda na segunda tentativa o aluno for reprovado, ele poderá realizar uma nova tentativa mediante ao pagamento de uma taxa.
Público-alvo do pós-graduação ead em Arteterapia
O público-alvo do curso de pós-graduação em Arteterapia é formado por profissionais que possuem graduação em Psicologia, Artes, Educação, Terapia Ocupacional, Enfermagem e áreas afins, que desejam se especializar na área de Arteterapia. O curso também é indicado para aqueles que já trabalham em áreas relacionadas à saúde mental, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, e que desejam expandir suas habilidades terapêuticas e oferecer um serviço mais completo e diversificado aos seus pacientes. Além disso, o curso pode ser interessante para professores e educadores que buscam incorporar técnicas de Arteterapia em suas atividades educacionais e para artistas que desejam usar a arte como uma ferramenta de cura e transformação pessoal e social.
Objetivo do curso de Arteterapia
Compreender os fundamentos teóricos e históricos da arteterapia. Explorar os diversos recursos expressivos, como pintura, modelagem, colagem, música, dança, teatro e escrita terapêutica. Aplicar a arteterapia como ferramenta de promoção da saúde mental e do bem-estar emocional. Integrar a arteterapia às abordagens da psicologia, educação e saúde. Capacitar profissionais para atuar com diferentes públicos, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e grupos vulneráveis.


