Categoria: Saúde - 100 horas


Cursos Relacionados

Enfermagem na Saúde da Mulher

As mulheres são a maioria da população brasileira e a saúde desta população é uma grande preocupação. As mulheres têm um papel muito importante na sociedade, desempenhando, na verdade, muitos papéis.

Os cuidados com a saúde da mulher evoluíram ao longo dos anos, mas o desenvolvimento desta área ainda é uma necessidade real, tendo em vista a situação de muitas mulheres ainda hoje. Os profissionais de enfermagem são fundamentais para a melhoria deste quadro. Conheça mais sobre a Saúde da Mulher e sobre o curso de enfermagem nesta área.
 

A história da saúde da mulher no Brasil

As políticas públicas relacionadas aos cuidados com a saúde da mulher se iniciaram nas primeiras décadas do século XX, com um foco apenas em sanitarização e em ações materno-infantis. Em 1983 foi implementado o programa de “;Assistência Integral à Saúde da Mulher”, motivado na explosão demográfica que ocorreu nesta época. O programa focava principalmente em controle de natalidade, não vendo a mulher como um indivíduo integral.

A partir do ano de 2004, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher, que incluía outros aspectos da saúde mulher e dava atenção a várias vertentes da população feminina, como negras, mulheres homossexuais, presidiárias, indígenas, adolescentes e vitimas de violência.

Atualmente a Coordenação Geral da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, desenvolve ações relacionadas ao planejamento reprodutivo, atenção obstétrica, vigilância epidemiológica do óbito materno, violência sexual e doméstica, climatério, gênero e saúde mental, feminilização da AIDS e infecções sexualmente transmissíveis, câncer de colo de útero e mama.

O curso de enfermagem nesta área deve estar focado na atenção, conforme os aspectos acima.
 

Importância dos cuidados com a Saúde da Mulher

As mulheres sofrem de enfermidades bastante específicas devido a sua fisiologia e tem maior expectativa de vida que os homens, dois fatores que por si só já justificam cuidados específicos para as mulheres.

Além disso, a mortalidade relacionada à gravidez, parto e pós-parto é um problema bastante sério e que merece cuidados especiais. A mortalidade materna é evitável na maioria dos casos e seus altos índices em países em desenvolvimento são alarmantes. A morte de neonatais ainda apresenta um número expressivo em nosso país. Além disso, o acompanhamento pré-natal nem sempre é realizado de forma constante, se iniciando muitas vezes tardiamente na gestação.

Outro fator importante é que o acesso a assistência médica é precário em vários aspectos e muitas vezes não há leitos suficientes para internações para parto, que aumenta as mortes por falta de assistência.
 

O papel dos profissionais de enfermagem

Os profissionais de enfermagem têm papel fundamental para a melhoria das condições de saúde da mulher. A formação profissionais na área obstétrica, com conhecimento para prestar uma boa assistência a estas mulheres pode reverter os números de mortalidade relacionada à gravidez e ao parto. O curso de Enfermagem na Saúde da Mulher oferece uma formação integral para aperfeiçoamento nesta área tão importante, sendo ministrado à distância. O curso tem carga horária de 100 horas aula e fornece certificação emitida por Instituição credenciada pelo MEC.

Para mais informações sobre o curso enfermagem à distância, entre em nosso site e confira.

Depoimentos